quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Socorro





Não quero ter de dizer: 'Eu preciso'. 'Eu estou aqui'. 'Ajudem-me'. 'Eu não estou bem'.
Com o que os outros pensam lido eu bem. Não suporto é ver aquele olhar de pena quando te estendem a mão em solidariedade.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Conhecimento para ser FELIZ


Algumas pessoas dizem: Como podes tu viver sem conhecimento? Eu não sei o que elas querem dizer. Eu sempre vivi sem conhecimento, isso é fácil. Como tu começas a conhecer é o que eu quero saber. Entendes?
Se não podes ser feliz sem saber, então eu não acho que estejas talhado para a ciência mas algumas pessoas precisam de saber. Isso é ótimo. Mas essas pessoas não se devem tornar cientistas. Prever o comportamento humano não é para os fracos de coração. Tu deves estar preparado para estar errado, e errado outra vez, e outra vez, e outra vez.
Eu sou uma pessoa relativamente feliz e acho que conhecimento não é necessário atingir felicidade.
Conhecimento pode ter os seus propósitos mas recorrer a intuição e prever é sempre mais divertido do que saber.

domingo, 30 de novembro de 2014

A Saudade e a Memória


Há pouco a saudade e a memória vieram falar comigo, estivemos a falar de ti. Agora que já fechei os olhos não consigo adormecer a pensar na conversa que tive com ela. Lá fora ouve-se a cidade cheia de pessoas e nenhuma és tu. Apetece-me imenso dormir e sonhar...sonhar até eternidade. Será possível? Sonha é idealizar felicidade, se for um bom sonho talvez possa durar para sempre. A saudade acredita que tudo aquilo que a memória ama é eterno, por isso gosto de ti com a minha memória mesmo sabendo que sou tão pouco para o teu tamanho.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Serei eu..EU?

A pessoa que terá o teu nome num futuro distante estará ligada de forma muito ténue ao teu 'Ser' presente. Essa pessoa vai-se lembrar muito pouco das tuas actuais experiências de vida, vai ser bastante diferente psicologicamente, terá um corpo que se assemelha um pouco ao teu corpo actual e irá conter quase nenhuma da mesma matéria.
Então parece que esta pessoa será o ter futuro 'Ser' num grau muito pequeno. De certa forma, em termos de memórias, experiências e história terás mais em comum com um estranho hoje do que contigo próprio há 10 ou 20 anos atrás.
Então a pergunta que se põe é a seguinte:
Porque ter medo da morte se o futuro 'TU' que irá morrer se assemelha ao teu 'Ser' de hoje tão pouco?

Tu apenas vives uma vez mas viver uma vez significa viver muitas vezes como uma serie de pessoas semelhantes mas tecnicamente diferentes que se conhecem umas as outras mas apenas numa direcção e que se conseguem ajudar umas as outras mas só na outra direcção.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

A revolução em tournée ?


A revolução está a fazer tournée ou é impressão minha?Primeiro foi no Egipto depois na Líbia, voltou as Coreias onde já tinha passado umas férias, foi ao Brasil apanhar Sol mas veio embora depois do Mundial. Depois fez uma aparição na Ucrânia. Agora encontra-se lá para os lados da Síria e de vez em quando aparece por terras Africanas mas volta para paragens sírias porque diz recear o ébola !! Passa por aqui Revolução, anda lá.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Sinceridade rude

"Nunca digas tudo o que pensas...mas pensa em tudo o que dizes"
É cada vez mais comum ver por aí pessoas que fazem questão de afirmar, alto e bom som ou nas redes sociais, o quanto são sinceras, verdadeiras e que "dizem as coisas na cara".
O filtro que divide as ideias pensadas daquelas que ganham voz é absolutamente indispensável no dia a dia. A dizer tudo o que pensamos torna-se difícil manter o emprego, sustentar o namoro e até preservar os amigos. Algumas verdades não precisam de ser ditas. Temos de avaliar se o que vamos dizer acrescentará algo à vida de alguém. Muitos dizem ser autênticos, mas na prática acabam por magoar os outros sem necessidade com comentários que parecem motivadores ou críticas construtivas que não passam de ofensas.
Porque a diferença entre o homem insensato e o homem prudente é que o homem prudente não diz tudo o que pensa, mas pensa em tudo quanto diz.
É isso que falta, hoje...Hoje e sempre!

domingo, 14 de setembro de 2014

Não te esqueças de mim


“Não te esqueças de mim” é uma das expressões mais carregadas de significado que conheço.

Saramago disse e com razão:
 “Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade, talvez não mereçamos existir”. 

Por isso me acho responsável pelos que faço existir em mim, e para isso basta não os esquecer deixando que as memórias boas se instalem, ocupem lugar, curem e libertem.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Solteiro


Quando alguém pergunta: "e a namorada?" Eu sorriu e respondo: "Estou solteiro!”. E logo depois vem aquela cara de: “oh, coitadinho”, quando, a meu ver, era a hora certa dessa pessoa me abraçar e  gritar: "Parabéns!" Eu não entendo o facto das pessoas colocarem o encontrar uma pessoa como sendo um dos objectivos principais da vida. É como se a ordem natural das vida fosse: nascer, crescer, conhecer alguém e morrer. Não acho que seja assim. As pessoas falam dos solteiros como se fosse alguém que está com uma doença grave, alguém que precisa de ajuda. Quanto muito ser solteiro significa liberdade e paz de espírito. E digo isto com conhecimento de causa. Na verdade eu estou mesmo muito bem solteiro. Acho até que melhor que antes. Gosto da sensação do inesperado, da falta de rotina e de não ter que dar satisfação, de poder dizer sim quando um amigo me liga numa quinta-feira a perguntar se quero viajar com ele na manhã seguinte. De chegar a casa com o Sol a nascer, conhecer gente nova todos os dias. De não ter que fazer nada por obrigação, de viver sem angústia, sem ciúmes nem desconfiança. De viver. O vejo são pessoas abraçar as suas relações como quem segura uma bóia num naufrágio, como se aquela fosse última hipótese de sobrevivência. Eu não quero uma vida assim para mim. Agora talvez alguém pergunte:: “Mas vais ficar solteiro para sempre?” E eu vou responder: “Vai ser assim até quando eu quiser”. Quando encontrar alguém que seja maior que tudo isto, ou talvez alguém que consiga me acompanhar. E não me venhas dizer que aquele relacionamento que tens é algo assim. O que eu espero é diferente. Quando gostamos da vida que levamos, não mudamos por qualquer coisa. Então para mim só faz sentido estar com alguém que me faça ainda mais feliz do que já sou, e como sei que isso é bem difícil, tenho certeza que o que chegar será bem especial. E se não vier também está tudo bem. Eu não acho que isso seja um objectivo de vida. Não farei como muitos que se deixam levar pela pressão dessa sociedade. Tanta gente a namorar para dizer que namora, casam para não se sentirem encalhados, abdicam da felicidade por um status social. Não, não. Deixem-me quietinho aqui com minha vida. Não é sua situação conjugal que te faz feliz ou triste. A verdade é que só tu mesmo pode preencher o seu vazio, e colocar essa missão nas mãos de outra pessoa e pedir para ser infeliz. Só peço que não deixes que o medo da solidão faça com que a tristeza pareça algo suportável. Estar sozinho no início pode parecer desesperador, mas de tanto nadar contra a maré, um dia tu aprendes a surfar. E digo-te que quando esse dia chegar, nunca mais te vais contentar em ficar apenas na areia. Desse dia em diante só vai servir ter alguém ao teu lado se este estiver disposto a entrar na água contigo.

sábado, 2 de agosto de 2014

Quando não falta nada!


E quando o equilíbrio emigra?
Está tudo bem, esta tudo normal. Falta alguma coisa? Não.
Nunca falta nada até nós sentirmos falta de "nada". Quando 'nada' voltar vamos continuar a pensar que nunca faltou 'nada', mas quando se voltar  a ir embora...veremos!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aleatoriedade


Aleatoriedade não existe, pelo menos não da forma simples como pensamos. Muitas das coisas que dizemos serem aleatórias só o são por causa da nossa ignorância de tal forma que o uso da aleatoriedade fora da estatística chega mesmo a irritar. Porque raio chamamos de aleatório a tantas coisas previsíveis?
No final de contas será que não podemos prever quase tudo?

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Deixa os sonhos permanecerem...Sonhos

Diz o adágio popular que é melhor viajar com esperança do que chegar ao destino. Eu penso o mesmo acerca dos sonhos, acho que os sonhos devem apenas permanecer na nossa mente pois lá podemos tirar o limite do céu. Sei que a experiência real dos nossos sonhos fica sempre aquém das expectativas, quando o tentamos concretizar 'pimba', cai o céu no nosso sonho e ai aparece o tal limite que nos desilude e que nos faz pensar que afinal o sonho pode transformar-se em pesadelo. Se os sonhos continuarem a ser apenas isso mesmo, sonhos, não corres o risco de desilusão pois a ideia de os concretizar é sempre mais deliciosa.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mergulha no teu interior


Pára..!
Recomeça!
Reprograma-te!!
Mergulha em ti mesmo e não tenhas medo de estar contigo. Renasce a cada instante e dá uma nova luz de presente a tua vida, nos pensamentos e sentimentos. Mergulha no teu interior, emerge e dá um pouco da tua paz ao mundo, ele pode não retribuir mas vais sentir-te melhor.

R.M.

terça-feira, 27 de maio de 2014

DEIXAR SER…



Eu deixo-me simplesmente ser…
Eu deixo-me ser a vida e deixo-a abraçar-me e beijar-me; e por fim, deixo a vida ser-me também, porque afinal, o que devo ser senão a vida?
Eu deixo-me ser o momento e ao momento deixo-o ser eu.
Eu deixo-me ser alegria e deixo-a a ela ser eu; Afinal, que vida é essa que não tenha um momento sequer de alegria?
Eu deixo-me ser felicidade e felicidade ser eu – a vida que não saboreia a felicidade, não é vida, é outra coisa qualquer! Mas não me perguntes, que coisa é essa.

Eu deixo-me ser amor, pois eu deixo-me ser amor! Apenas assim tenho o privilégio de apreciar a beleza da vida, torná-la mágica, conquistar a imagem de um Deus e recuperar o meu paraíso. Só assim é que a “vida” se torna vida, de outra forma ela será outra coisa. Não me perguntes, que coisa é essa.

Eu deixo-me ser...eu deixo-me desinteressada e simplesmente ser…
E tu, também te deixas ser?

R.M.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Torna-te no Oceano



Diz-se que, mesmo antes de um rio entrar no oceano, ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada: os cumes das montanhas, os caminhos através das florestas, e vê à sua frente um oceano tão grande que tem medo de entrar nele e desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar para trás. Ninguém pode. Voltar é impossível. Podemos apenas ir em frente. há que arriscar e entrar no oceano. E quando o rio entra no oceano o medo desaparece. Percebe que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano. Assim somos nós,só podemos ir em frente e arriscar, com ou sem a dureza do destino.Nunca temas, tem coragem, avança sempre firme e torna-te TU no oceano.

R.M.

terça-feira, 15 de abril de 2014

A luz que incide sobre mim

image
Não tem nada de divino ou coisa que se pareça. Mas há luz que incide sobre mim (sobre nós) da qual tendo a fugir bastante. Quando estou a luz eu sou…EU. Como se essa luz brilhasse tanto que de repente quem me olha pudesse ver exactamente como sou, ossos, pensamentos, veias e ideias. Quando assim é sinto-me seguro o suficiente para despejar o que penso e sinto sobre quem me olha, sem pensar duas vezes.
Tenho-me a mim mesmo como uma pessoa cuidadosa por isso alguns amigos me ouvem dizer varias vezes: “não te vou deixar ver-me nessa luz”.
Só me chego a luz perante quem eu ache merecedor de me ver nesse ângulo. Talvez não seja uma coisa boa porque acabo por me reservar muito. Mas também faz de mim, acho eu, mais genuíno perante quem é transparente comigo.


Não queres chegar-te um pouco a luz?
R.M.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mais uma alfinetada na 'rede'

A perfeição não se encontra em prateleiras de supermercado...





Ela vem em pacotes de cosméticos, em centros de estética e consultórios de cirurgia plástica. E tal perfeição nunca é devidamente reconhecida se não for partilhada...Aqui na rede claro está!

R.M.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Leis, Adágios e Aforismos

Há as boas:
"A vida é bela"
"A vida é feita de escolhas"
"Não há felicidade que resista a continuação de tempos felizes"

E há as menos boas:
"A vida é difícil."
"A vida não é justa."
"A vida é breve, mas a velhice é longa."
E as dores?...ai as dores que tanto ensinam, que nos abrem os olhos além do inimaginável!!

Vê-se muito disto pela rede.
Creio que é fácil, muito fácil, ter conhecimento de todas estas lições. Depois de ter aprendido tudo a vida torna-se fácil não é? Hum, não tenho visto isso. Quantas dessas leis universais são realmente entendidas? Eu cá entendo muito poucas mesmo. Quer-me parecer que há muita malta que anda a passar a tal vida a ler e a mostrar ao mundo que se deparou com a descoberta da pólvora, e pouco tempo a aprender essas lições.
Dizer a alguém que a vida é difícil e infinitamente injusta não vai livra-lo das dificuldades e injustiças pelas quais há-de passar. Ou vai?

R.M.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Pai distante



Ter pai é ter um luxo, luxo do qual felizmente gozo. Mas há quem não tenha esse prazer. Por isso dedico o seguinte texto a todos os que de alguma forma têm os seus pais distantes.

Quando a tristeza não convence, a saudade não compensa e a ausência não dá paz, lembremos que o verdadeiro amor de quem se ama é a coisa mais divina que há no mundo, e viveremos cada segundo como nunca mais...
Porque para quem ama, não será a ausência a mais certa, a mais eficaz, a mais intensa, a mais indestrutível e mais fiel das presenças?

R.M.

Eu sou...

Eu sou um homem moderno, um homem para o milénio, digital e livre de fumo. Um “desconstrucionalista” multi-cultural, pós- moderno e diversificado que é politicamente, anatomicamente e ecologicamente incorrecto.
Tenho sido transmitido e baixado. Eu conheço o up-side do down-sizing e conheço o down-side do up-grading. Eu sou a ralé da vida high-tech.
Estou no topo da linha, na crista da onda. Sou a nova onda, mas da velha escola.
Faço interface no banco de dados, sou biodegradável e venho com comando de voz.
Sou interactivo, hiperativo, e de vez em quando sou radioactivo. Eu estou no ponto, no trabalho, em missão e livre de drogas. Eu não tenho necessidade de coca e velocidade, não tenho vontade de compulsão e purgação.
Estou no momento, no limite, bem no topo mas fora do radar. Um alto conceito, de baixo perfil, de médio alcance balístico. Uma bomba inteligente suburbana, um especialista oportunista.
Sou persuasivo, bem-sucedido de alcance provocador. Um trabalhador furioso compulsivo fora da reabilitação e em negação.
Não me podem calar nem me podem enganar.
Eu sou descrente e um super-dotado, sossegado mas a frente da moda. Franco, simplório, miserável, carente de atenção e de alta manutenção. Tamanho super, de longa duração, de alta definição, de acção rápida, pré-pronto e construído para durar.
Sou prático, espontâneo e instintivo. Prematuramente pós-traumático. Mas eu sinto, sou carinhoso, sempre a curar e a partilhar.
Sou um acompanhante que apoia com laços afectivos.
Estou em posição de venda no mercado de acções e meu fluxo de receita tem seu próprio fluxo de caixa. Eu leio lixo electrónico e como comida de plástico.
Sou do género específico, de capital intensivo e de fácil utilização. Gosto de sexo violento e de amor duro. 
Comprei um micro-ondas em um mini-mercado, e um mini carro em uma mega-loja. 
Sou gratuito, pronto -a-vestir e venho em todos os tamanhos. Totalmente equipado, autorizado pela fábrica, testado no hospital, clinicamente comprovado, cientificamente formulado, um milagre médico.
Eu fui pré-lavado, pré -cozido, pré- aquecido, pré-seleccionado, pré-aprovado, pré-embalado, pós- datado, congelado, embrulhado, embalado a vácuo e eu tenho uma capacidade de banda larga ilimitada.
Eu vou com calma, vou com a onda, com a maré. De um lado para o outro, a velejar e a girar, a mentir e a curtir, a lamentar e a ganhar. Eu não durmo para não perder.
Eu mantenho o pedal no metal e a borracha na estrada. Mantenho-me, não há nenhuma dúvida, eu estou firme.

R.M.

domingo, 16 de março de 2014

Sentido da vida?

image

As pizzas são redondas porque são mais fáceis de produzir/cozinhar e arrefecem de forma mais uniforme(mas também há pizzas quadradas).
As caixas são quadradas porque são mais fáceis de fabricar, arrumar e transportar.
Quanto as fatias triangulares...como dividir de forma justa uma pizza redonda de outra forma?

Se calhar "tudo" na vida faz sentido se mudares a forma com que olhas para as coisas.


R.M.

domingo, 2 de março de 2014

Experiência na rede

image
Nas redes sociais toda a gente parece espectacular, com uma vida absolutamente incrível! Não te deprimas quando achares que as outras pessoas são extremamente fixes e tu não. É que o facebook trás uma ânsia de partilhar tudo e mais alguma coisa na rede numa qualquer tentativa manhosa de afirmação social.

O que importa é demonstrar todo um conhecimento de experiência de vida que seja realmente vasto e rico! E quem é que diz que não tem uma experiência de vida rica? A resposta: NINGUÉM!


R.M.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Saudades


Quando tiveres saudades minhas podes sempre ler um pouco de mim aqui, vivo muito aqui. Mas tolices que escrevo e nas frases que digo.

Sou assim (...) e não sei ficar calado até mesmo quando não digo nada. Falo pelos cotovelos, pela pontas dos dedos ou de uma caneta. Não paro nem a dormir. (...)

Só para o caso de aparecerem saudades... :)



R.M.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Coisas sem jeito

image

Há pouco fui a janela e vi 2 caixotes do lixo rua abaixo e uma senhora de idade a correr atrás deles aos berros.
Se isto realmente fosse noticia seria a assim:

RTP:
Devido aos fortes ventos que se fazem sentir na zona de Coimbra, esta tarde, foram avistados dois caixotes do lixo a deambular por uma rua do bairro Norton de Matos sendo parados por um transeunte que os pôs em local seguro. Não existem estragos a registar nos carros que se encontravam estacionados na zona.

SIC:
Esta tarde foram avistados, em Coimbra, dois caixotes de lixo numa corrida desenfreada numa rua do bairro Norton de Matos. Segundo fonte do canal os caixotes foram impedidos de continuar a "brincadeira" por um agente da autoridade que se encontrava no local.

TVI:
Exclusivo TVI, há cerca de 5 minutos foram avistados, numa rua do bairro Norton de Matos (Coimbra), dois caixotes do lixo numa corrida numa rua com carros estacionados de ambos os lados. Já no local a equipa TVI apurou tratar-se de uma praxe académica onde o caixote de tampa aberta era coagido pelo caixote de tampa fechada a correr rua abaixo de olhos vendados e de cada vez que embatia num carro tomava um shot de absinto. A TVI apurou ainda que, depois do caixote de tampa aberta ter caído no chão, o caixote de tampa fechada pôs-se em fuga sendo ainda procurado pela GNR, policia municipal, policia judiciaria e brigada de transito. Avisa-se a população que o fugitivo se encontra armado e é perigoso.


R.M.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Silêncio

image


Às vezes tenho a necessidade de dizer tanta coisa, e a disposição de não dizer coisa nenhuma. Por isso os meus silêncios são parte da minha conversa. O silêncio é uma outra maneira das palavras viverem e há coisas que não podem ser ditas de outra maneira.

Assim, num misto de oração e feitiço, mantenho o meu silêncio. Ouve-o atentamente, decora este silêncio. Poderás rezá-lo ao deitar, ao levantar ou nas restantes horas com a certeza de que não te fará mal. E pode ser...que ele te dê alguma paz! ;)


R.M.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Aproveita o tempo e o tédio

image


O tempo passa demasiado depressa... Então, para que eu não seja devorado pela fome das horas e pelas alegrias que fazem o tempo passar depressa, cultivo um certo tédio e o silêncio vazio. Assim aproveito cada detestável minuto vivendo muitos minutos num só.
O tempo passa mesmo demasiado depressa, afinal, há uma semana atráz já foi no ano passado.

Aproveita o teu tempo seja ele bom ou mau.

R.M.