sábado, 11 de abril de 2015

Saber esperar é uma virtude?

O grande problema dos clichés e das frases feitas é a interpretação que cada um faz. “Saber esperar é uma virtude” – quantas vezes já ouvimos esta frase? Viver de acordo com este princípio pode ser até uma escolha inteligente. Desenvolve a paciência, sê menos impulsivo, capaz de adiar a retribuição e… irás sentir-te mais feliz. As pessoas que controlam de forma eficaz a ansiedade colhem benefícios nas mais variadas situações. Aguardam pacientemente, permitem que as suas relações amadureçam e evitam tomar decisões impulsivas.
Há tempo para tudo e quem é mais paciente sabe que há muitos riscos associados à impulsividade. Fazer escolhas importantes antes do tempo é agir sem ter a segurança necessária e arriscar o arrependimento.

Mas…será justificado “puxar” este cliché ao ponto de cruzar os braços e ficar à espera? Será que é razoável continuar à espera da mudança mesmo quando nos mostram agressividade, irresponsabilidade ou desrespeito? Será inteligente esperar que a incompetência e inseguridade um dia te valorize e te recompense? Será dignificante continuar a mostrar interesse e ficar à espera que um dia tudo mude?


Saber esperar até pode ser uma virtude. Mas há demasiadas situações em que ficar à espera é perda de tempo. Continuar a investir em tempo que ninguém te vai dar de volta pode até ser sinal de humilhação.